sábado , 14 de junho de 2025 @ 21:06

todo tempo 3 970x250px
yan cleuber
Bolsista do Pró-Atleta, Yan Cleuber conquistou o Campeonato Pan-Americano de Taekwondo Poomsae e disputou o Campeonato Mundial, em Hong Kong

Inscrições abertas para bolsas esportivas em Goiás

O Pró-Atleta, principal programa de apoio ao esporte de alto rendimento em Goiás, já está com inscrições abertas para a temporada 2025. Coordenado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), o programa oferece 600 bolsas, com valores mensais que variam de R$ 250 a R$ 750, distribuídas em três categorias.

 

Como se inscrever

As inscrições começaram em 2 de janeiro e seguem até 10 de janeiro, exclusivamente pelo site: www.proatleta.sistemas.go.gov.br

A inscrição deve ser feita pela federação ou associação responsável pelo atleta, utilizando o sistema Proat.

 

Calendário do processo seletivo

17 de janeiro: Divulgação da lista extraoficial dos selecionados no site da Seel.

17 a 21 de janeiro: Prazo para recursos.

24 de janeiro: Publicação da lista final de contemplados no Diário Oficial do Estado de Goiás.

27 a 31 de janeiro: Assinatura dos termos de adesão.

 

Importância do programa

Atletas de destaque, como Yan Cleuber, campeão pan-americano de taekwondo em 2024, reforçam o impacto do programa. “O Pró-Atleta é fundamental para o planejamento esportivo, tanto nas competições quanto no dia a dia. Sem esse apoio, seria difícil representar Goiás em torneios internacionais”, afirmou Yan, que também competiu no Mundial em Hong Kong.

Outros nomes, como Raiza Goulão, representante de Goiás no mountain bike nos Jogos Olímpicos de Paris, e atletas paralímpicas como Ádria Jesus e Nurya Almeida, receberam o suporte financeiro. Além disso, jovens talentos, como a mesatenista Yumi Iwamoto, brilharam no cenário internacional nas categorias de base.

 

Objetivos futuros

De olho nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, o Pró-Atleta busca aumentar a representatividade de Goiás. “Em Paris, tivemos cinco representantes, sendo quatro bolsistas. Com o apoio do governador Ronaldo Caiado, queremos ampliar ainda mais esse número para Los Angeles”, projeta o secretário de Esporte e Lazer Rudson Guerra.

 

Critérios de participação

Idade mínima: 8 anos.

Estar presente nos rankings estaduais das modalidades atendidas.

As federações enviaram os rankings para análise até 27 de dezembro de 2024.

todo tempo 1 970x150px
todo tempo 1 970x250px