Neste domingo (09/03), uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Civil e Batalhão Rural da Polícia Militar desmantelou um abatedouro clandestino de cavalos em Anápolis. A estrutura ilegal operava dentro de uma área de preservação ambiental, na zona rural próxima ao bairro da Lapa. Duas pessoas foram presas.
A investigação começou após denúncias de moradores, que notaram um aumento na presença de urubus na região. No local, as autoridades encontraram cerca de 40 cavalos em condições extremas de maus-tratos, sem acesso a comida, água ou abrigo.
Há indícios de que os animais eram abatidos para consumo. Testemunhas apontam que a carne dos cavalos poderia estar sendo vendida como hambúrguer. A Polícia Científica já realizou perícias e as investigações seguem em andamento.
“Alguns desses animais podem ter sido furtados. Encontramos cavalos de raça no local. Todos serão levados para tratamento e identificação dos donos”, explicou Rone Evaldo, secretário de Meio Ambiente.
Os cavalos resgatados foram encaminhados para uma chácara da Prefeitura de Anápolis, onde receberão atendimento veterinário. Muitos apresentavam ferimentos graves, incluindo fraturas e lesões oculares.