O curta-metragem “Balada para Raposo Tenório”, uma animação em estilo western, revisita a história de Goiás e Tocantins e nos transporta ao tempo dos bandeirantes. O filme foi um dos selecionados para a 16ª edição da mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, que acontece entre 19 de fevereiro e 5 de março, no CineX, localizado no subsolo do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.
Reconhecimento internacional
Dirigido e roteirizado por Samuel Peregrino, o curta já conquistou espaço no cenário internacional, participando de dois festivais:
🎬 First-Time Filmmaker Sessions Volume 4 – Inglaterra
🎬 Moonlight Short Film Fest – Itália (onde recebeu menção honrosa)
O projeto foi viabilizado com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.
História baseada em fatos reais
Inspirado em um evento verídico, o filme se passa em um antigo arraial fundado pelo bandeirante Antônio Sanches, no Tocantins. A narrativa se desenrola próximo ao Ribeirão Matança, onde indígenas da tribo Xerente realizaram um ataque surpresa contra garimpeiros que exploravam ouro na região.
📢 “O curta desconstrói a visão romantizada da colonização, apresentando um retrato mais realista dos conflitos entre indígenas e faiscadores de ouro”, explica Samuel Peregrino. Além disso, o filme traz reflexões sobre ecologia e preservação ambiental.
A pesquisa para o roteiro envolveu referências de obras como “Bom Jesus do Pontal”, de Eli Brasiliense, e “História de Goiás”, de Luís Moraes Palacin e Maria Augusta Santana.
Exibição na mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”
📅 25 de fevereiro, às 17h – CineX (Centro Cultural Oscar Niemeyer)
🎟️ Entrada gratuita
Além de “Balada para Raposo Tenório”, outros seis curtas compõem a programação da mostra paralela.
Próxima exibição: Palmas recebe o curta em março
O filme segue em circuito e será exibido no Cine Cultura de Palmas, em 14 de março, durante a 5ª edição do Telas em Cena, promovida pelo Instituto Cultural e Social do Tocantins (ISTO).







