A Mattel apresentou nesta terça-feira (8) a primeira Barbie com diabetes tipo 1, reforçando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. A novidade integra uma linha que busca refletir a diversidade de pessoas e condições de saúde ao redor do mundo.
“Apresentar uma Barbie com diabetes tipo 1 é um passo importante no nosso compromisso com a inclusão e a representatividade”, afirmou Krista Berger, vice-presidente sênior da marca Barbie e diretora global de bonecas.
O desenvolvimento da nova boneca contou com a colaboração da Breakthrough T1D, organização dedicada ao avanço de tratamentos para o diabetes tipo 1. A doença é uma condição crônica autoimune em que o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Geralmente diagnosticada na infância ou adolescência, ela exige monitoramento rigoroso da glicemia e administração diária de insulina para o controle dos níveis de açúcar no sangue.
A Barbie com diabetes tipo 1 vem equipada com um sensor contínuo de glicose (CGM), que monitora em tempo real os níveis de açúcar no sangue. A boneca também traz uma faixa médica em formato de coração rosa no braço e um smartphone, representando o acompanhamento dos dados de glicemia e administração de insulina.
O novo modelo já está disponível para compra na Mattel Shop e em lojas dos Estados Unidos. A Mattel, no entanto, ainda não divulgou previsão para o início das vendas no Brasil.