Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, indica que 70% dos consumidores aproveitam o evento para fazer as compras de Natal.
Entre esses consumidores, 24% sempre adquirem parte ou todos os presentes nesse período e 45% aproveitam algumas promoções. Apenas 13% ignoram o evento.
“Os dados confirmam que a Black Friday transformou o calendário de compras natalinas no Brasil. O evento é agora um alicerce fundamental para o comércio, atuando como um poderoso motor de vendas que beneficia o consumidor com descontos e o varejo com um expressivo aumento na movimentação de capital e tráfego de clientes, tanto em lojas físicas quanto virtuais”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
De acordo com os consumidores entrevistados, 31% gastam menos nas compras de Natal (por anteciparem aquisições com desconto), 23% mantêm o mesmo valor gasto, e 21% acabam gastando mais, porque compram um número maior de produtos.
“Os resultados enfatizam a importância da Black Friday para o comércio. O evento deixou de ser uma data isolada de descontos e se consolidou como a abertura oficial da temporada de vendas de fim de ano. A data é amplamente utilizada pelos consumidores para pesquisa e comparação de preços, além de ser um termômetro para o varejo entender as preferências e prioridades do consumidor”, afirma Costa.
Foram entrevistados consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal. O período de coleta foi de 15 a 23 de outubro de 2025.







