sábado , 06 de dezembro de 2025 @ 00:57

todo tempo 3 970x250px
bolsonaro

Bolsonaro deve passar por audiência de custódia neste domingo (23)

Jair Bolsonaro (PL) deve passar por audiência de custódia ao meio-dia deste domingo (23). O ex-presidente foi preso pela Polícia Federal (PF) preventivamente na manhã do último sábado (22).

Uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determina que a oitiva será realizada por videoconferência, diretamente da sede da PF em Brasília.

O despacho que autorizou a prisão afirma que o ex-presidente tentou danificar a tornozeleira eletrônica com o objetivo de “garantir êxito em sua fuga”.

Outro ponto considerado para justificar a prisão preventiva foi a “vigília” organizada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu filho, em frente à residência do ex-presidente.

Para Moraes, a condenação já imposta a Bolsonaro – condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 – e a proximidade do início do cumprimento da pena demonstram “indicam alta possibilidade de tentativa de fuga, o que, nos termos da pacífica jurisprudência desta Suprema Corte, autoriza a decretação da prisão preventiva”.

Neste sábado, o Moraes também rejeitou o pedido feito pela defesa de Bolsonaro para que o ex-presidente fosse transferido para prisão domiciliar por razões humanitárias.

Contudo, o ministro solicitou que seja marcada uma sessão virtual para que a Primeira Turma analise e confirme a decisão. O julgamento deve ocorrer na segunda-feira (24), entre as 8 e as 20 horas.

gif 970x150 00000 (2)
todo tempo 3 970x250px