A Bahia será palco de uma obra histórica: a Ponte Salvador-Itaparica, com 12,4 quilômetros sobre o mar — a mais extensa da América Latina e entre as maiores do mundo — será construída com investimento de R$ 11 bilhões, por um consórcio formado por gigantes chinesas da infraestrutura.
A construção está prevista para começar em junho de 2026, após a conclusão do projeto executivo e da plataforma provisória. A estrutura será dividida em três partes: 4,6 km de aproximação em Itaparica, 6,9 km em Salvador e um trecho estaiado de 900 m com 85 m de altura — permitindo a passagem de navios de grande porte.
Além da ponte, o projeto inclui obras viárias de apoio: novas vias, viadutos e túneis em Salvador, além de uma rodovia expressa de 22 km na Ilha de Itaparica e duplicação de 8 km da BA‑001. Essas intervenções devem reduzir em 40% o tempo de viagem, afastando a rota em cerca de 250 km.
A megaobra deve beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas em 250 municípios, gerar 7 mil empregos diretos na fase de construção (com prioridade para trabalhadores locais) e movimentar a economia baiana.