Após ser escolhido como sede do Campeonato Mundial de Ginástica Artística em 2025, o Brasil acaba de garantir mais um grande evento internacional da modalidade. Em 2026, o país sediará os Campeonatos Pan-Americanos Adulto e Juvenil de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica.
A decisão foi oficializada nesta segunda-feira (16), durante a assembleia geral da União Pan-Americana de Ginástica (UPAG). Para a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a conquista reforça a meta de transformar o Brasil em referência na organização de grandes competições e na formação de novos talentos.
“Queremos que a ginástica ganhe ainda mais espaço no coração dos brasileiros. Trazer eventos de alto nível para o país aproxima o público da modalidade e inspira futuras gerações”, afirmou o presidente da CBG, Henrique Motta.
Enquanto isso, o Rio de Janeiro segue os preparativos para o Mundial de 2025, que acontecerá em agosto. No último fim de semana, a Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, recebeu o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, servindo como evento-teste para o Mundial.
Entre os destaques, a finalista olímpica Bárbara Domingos confirmou o favoritismo e venceu o individual geral com 113.450 pontos. Geovanna Santos da Silva (105.350) e Ana Luísa Neiva (104.200) completaram o pódio.