A virada para 2026 deve ser marcada por tempo instável e precipitações em diversas regiões do Brasil, com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas e tempestades já na véspera do Réveillon. De acordo com o instituto, pelo menos 18 unidades federativas estão sob aviso de risco entre chuvas intensas e tempestades, incluindo áreas com potencial de transtornos como queda de energia, alagamentos e queda de árvores.
Os alertas meteorológicos incluem classificações de “perigo” e “perigo potencial”, que abrangem grande parte do território nacional, do Norte ao Sul, passando pelo Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste. Entre as regiões em alerta estão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins e Bahia.
Especialistas meteorológicos explicam que o cenário típico de verão no Brasil, com ar quente e alta umidade, favorece a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva, que podem ocorrer desde a tarde desta quarta-feira (31) até a noite da virada.
Sudeste e Centro-Oeste: Pancadas de chuva intercaladas com períodos de calor, com risco de trovoadas e chuva mais forte em pontos isolados à tarde e à noite.
Sul: Instabilidade com possibilidade de chuva moderada a forte em diferentes momentos do dia, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Norte e Nordeste: Enquanto áreas como Manaus devem enfrentar chuvas com alta probabilidade ao longo do dia, outras partes do Nordeste poderão ter maior estabilidade, com sol e menos precipitação.
Impactos e recomendações
Com previsão de chuva e tempestades em várias áreas, órgãos de defesa civil alertam para o risco de inundações rápidas, quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica em pontos mais afetados. A orientação aos moradores é de se manterem informados pelos boletins oficiais e evitarem áreas de risco durante a virada de ano.
Apesar da instabilidade, o clima segue típico de verão em boa parte do país, com temperaturas elevadas que podem acompanhar a noite de Réveillon, mesmo com períodos de chuva.







