Nos últimos anos, medicamentos como o Mounjaro, aplicados por canetas injetáveis, tornaram-se populares entre pessoas buscando emagrecimento rápido, embora tenham sido originalmente desenvolvidos para tratar o diabetes tipo 2.
Um estudo, apresentado na Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD), na Áustria, revelou que medicamentos usados no controle de peso, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, podem modificar a forma como os pacientes percebem o sabor dos alimentos.
A Universidade Médica de Viena entrevistou centenas de indivíduos com sobrepeso e obesidade que tomavam ozempic, wegovy ou mounjaro. No total, 411 pessoas participaram: 148 em uso de Ozempic, 217 de Wegovy e 46 de Mounjaro, todas em tratamento contínuo por ao menos três meses.
Cerca de 20% dos usuários relataram mudanças no paladar após iniciar o tratamento, com alguns percebendo alimentos mais doces ou mais salgados. Essas alterações foram relacionadas à redução do apetite e ao aumento da sensação de saciedade.
“Esses medicamentos atuam não apenas nas áreas do intestino e do cérebro que controlam a fome, mas também nas células das papilas gustativas e nas regiões do cérebro que processam o paladar e a recompensa”, afirmou Othmar Moser, da Universidade de Bayreuth, na Alemanha, que liderou a pesquisa.






