No primeiro semestre deste ano, os cinemas brasileiros alcançaram o melhor desempenho desde 2019. De acordo com dados do Filme B, as salas de cinema do país faturaram mais de R$ 1,2 bilhão com a venda de 61,2 milhões de ingressos entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2025.
Os números representam um aumento de 12% na receita e 8% no público em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os filmes infantojuvenis foram os principais impulsionadores desse crescimento, com destaque para “Lilo & Stitch”, que vendeu 9,7 milhões de ingressos e arrecadou mais de R$ 200 milhões em sete semanas de exibição.
A versão live-action de “Como Treinar seu Dragão” já atraiu mais de 4 milhões de espectadores e gerou uma receita superior a R$ 85 milhões. Outro sucesso foi “Um Filme Minecraft”, que ultrapassou 5 milhões de pessoas e arrecadou mais de R$ 110 milhões em todo o país.
Os filmes nacionais também tiveram um desempenho destacado, com “O Auto da Compadecida 2” e “Ainda Estou Aqui”, lançados no ano passado, ainda presentes nas telas no início do ano e figurando entre os dez filmes mais vistos do primeiro semestre.
Em comparação com o mesmo período de 2024, os filmes brasileiros registraram um aumento de 16,3% no público, com cerca de 9,1 milhões de espectadores, e 15,9% na receita, totalizando R$ 172 milhões.
Filmes como “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, “Vitória” e “Homem com H” contribuíram para que o cinema brasileiro alcançasse uma participação de 15% nas vendas totais de ingressos no período. Além disso, o país registrou um aumento no número de salas de cinema, passando de 3.410 em 2024 para 3.484 nos primeiros meses de 2025, o que representa um crescimento de 2,2%.