O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou estagnação no processo de recuperação da aprovação em relação a levantamentos anteriores do Datafolha: 32% acreditam que a gestão do petista é ótima ou boa. A reprovação, no entanto, chega a 37%; 30% dos entrevistados enxergam o governo Lula 3 como regular. A pesquisa foi divulgada neste sábado (6).
Anteriormente, o instituto divulgou que Lula registrava aprovação de 33% contra 38% que responderam que a gestão era ruim ou péssima. As pessoas que sinalizaram como regular totalizaram 28%. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou menos, ou seja, aponta certa estabilidade no cenário. A pesquisa foi realizada com 2.002 eleitores em 113 cidades brasileiras entre os dias 2 e 4 de dezembro.
Porém, Lula viveu dias melhores em outras rodadas: em setembro, o atual governo viu o índice ótimo/bom saltar quatro pontos percentuais em consideração à pesquisa anterior, feita em julho.
As principais mudanças foram que, no levantamento anterior, Lula estava surfando no momento da retomada da polarização mais exacerbada. No cenário internacional, a disputa entre Lula e Donald Trump, onde o presidente americano misturou a defesa de Bolsonaro com a guerra comercial ao impor sobretaxa aos produtos brasileiros. (Com agências)







