A Secretaria da Saúde (SES) intensificou as capacitações para que as unidades públicas de saúde aprimorem o tratamento contra dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Nesta quinta-feira (06/02), acontece a aula magna “Manejo Clínico para Arboviroses”, ministrada pelo médico e secretário da Saúde, Rasível Santos.
Capacitação on-line para profissionais da saúde
A iniciativa faz parte de uma série de nove eventos on-line, iniciados em janeiro e com duração até abril. O treinamento é destinado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e gestores. Também inclui equipes de urgência e emergência, como UPAs, hospitais municipais e estaduais.
“Nosso objetivo é capacitar os profissionais que estão na linha de frente para que tenham mais segurança na condução dos casos. As orientações e atualizações são disponibilizadas online, facilitando o acesso ao conteúdo sem necessidade de deslocamento”, destaca Rasível Santos.
Protocolo Nacional e suporte aos municípios
A capacitação aborda o Protocolo Nacional de Manejo Clínico para Arboviroses, do Ministério da Saúde. O documento detalha a abordagem correta para cada faixa etária, indica os medicamentos apropriados e as melhores condutas terapêuticas de acordo com a gravidade do quadro.
Além da formação, a SES distribuirá materiais de suporte aos municípios, como:
✔ Cartão de acompanhamento do paciente
✔ Fluxograma de manejo clínico da dengue
Para reforçar o atendimento, a Secretaria também criou um canal direto para tirar dúvidas dos profissionais de saúde, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com possibilidade de ampliação do horário.
Casos de dengue, chikungunya e zika em Goiás
📌 Dengue: 5.689 casos confirmados e 12.777 notificações
📌 Óbitos por dengue: 1 confirmado (Heitoraí) e 14 em investigação
📌 Chikungunya: 132 casos confirmados, sem mortes
📌 Zika: 1 caso confirmado, sem óbitos