A deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO) defendeu, nesta terça-feira (2/9), a transformação das Guardas Municipais em Polícia Municipal, durante o seminário Papel da Polícia Municipal no Sistema de Segurança Pública Brasileiro, na Câmara dos Deputados.
Accorsi destacou a importância da PEC 18/2025, a chamada PEC da Segurança Pública, que busca constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), ampliar as atribuições da Polícia Federal e integrar os diferentes níveis de segurança no país. Segundo a parlamentar, a inclusão das Guardas na proposta foi feita a pedido seu ao presidente Lula.
A deputada, que já foi Delegada-Geral da Polícia Civil de Goiás e a primeira chefa da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, ressaltou sua proximidade com a corporação e elogiou projetos como o Mulher Mais Segura, criado por ela em Goiânia, que reforça a proteção a mulheres vítimas de violência.
Diante de mais de mil guardas municipais presentes no evento, Accorsi reafirmou seu apoio à categoria:
“Polícia Municipal, já. Vamos avançar para aprovar a PEC e garantir prerrogativas e direitos às guardas municipais de todo o Brasil.”