Mais de 70% dos brasileiros pretendem comprar os presentes do Dia das Crianças em lojas físicas, segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
De acordo com o levantamento, 74% dos entrevistados afirmam que vão fazer compras presencialmente, um crescimento em relação aos 69% registrados em 2024. A preferência por lojas físicas é maior na região Norte (80%), seguida do Nordeste (78%). Nas regiões metropolitanas, esse número chega a 71%.
A pesquisa ouviu 1.934 pessoas em todo o Brasil, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Cartão é a forma de pagamento mais comum
Os dados mostram que 38% dos consumidores devem usar cartão para pagar os presentes. 60% pretendem dar brinquedos para filhos, sobrinhos, netos ou afilhados. Entre eles, 22% usarão cartão de crédito e 16%, cartão de débito.
Entre os que optam pelo crédito, 60% planejam parcelar as compras.
Este ano, 68% dos brasileiros devem presentear no Dia das Crianças, com um gasto médio estimado de R$ 219 — abaixo dos R$ 231 registrados em 2024. A expectativa é de que a data movimente cerca de R$ 18,9 bilhões nos setores de comércio e serviços.
E-commerce ainda atrai parte dos consumidores
Apesar da preferência por lojas físicas, 27% dos entrevistados devem comprar online, especialmente homens (28%) e jovens de 18 a 34 anos — entre eles, a compra online chega a 36% na faixa de 18 a 24 anos e 33% entre 25 e 34 anos.
Nas classes A/B, há maior equilíbrio: 60% preferem lojas físicas e 41% optam pelo online. Já entre as classes D/E, a preferência por lojas físicas é ainda mais forte: 81%, contra apenas 16% que pretendem comprar pela internet.
Gasto médio por região
A região Sudeste tem o maior valor médio de intenção de compra, com R$ 248 — acima da média nacional. Em seguida estão:
Centro-Oeste: R$ 217
Norte e Nordeste: R$ 196
Sul: R$ 192
Em relação à intenção de compra, o Nordeste lidera com 74%, seguido por Centro-Oeste e Norte (71%), Sul (66%) e Sudeste (63%).