terça-feira , 29 de julho de 2025 @ 12:07

todo tempo 3 970x250px
buscas no texas
Foto: Reuters

Enchentes no Texas deixam 67 mortos e dezenas de desaparecidos; estado enfrenta uma das piores tragédias naturais de sua história

Subiu para 67 o número de mortos após enchentes repentinas atingirem o centro do Texas entre a noite de 4 de julho e a madrugada do dia 5. O condado de Kerr, especialmente as cidades de Hunt, Ingram e Kerrville, foi o mais afetado. Até o momento, 25 pessoas continuam desaparecidas, incluindo 11 meninas e uma monitora de um acampamento infantil às margens do Rio Guadalupe. Segundo as autoridades locais, o número de vítimas pode aumentar nos próximos dias.

As chuvas torrenciais provocaram a elevação abrupta do Rio Guadalupe em mais de nove metros em apenas duas horas, surpreendendo moradores e turistas. O tradicional Camp Mystic, fundado em 1926, foi parcialmente destruído pela força das águas, e relatos de crianças fugindo no escuro sem sapatos evidenciam o pânico vivido no local. Outras instalações como o Camp La Junta e o Camp Waldemar também foram impactadas, embora tenham conseguido evacuar todos com segurança.

A tragédia mobilizou uma grande operação de resgate com mais de 1.700 profissionais e 14 aeronaves. Mais de 850 pessoas foram resgatadas até agora. O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou estado de desastre no Texas, liberando recursos federais para as ações de emergência. As buscas continuam intensas e são dificultadas pela previsão de novas chuvas fortes até pelo menos terça-feira, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

Especialistas alertam que a área atingida, conhecida como “corredor de enchentes”, é altamente vulnerável a eventos extremos, com escoamento rápido da água devido ao relevo montanhoso. Além disso, falhas na comunicação dos alertas climáticos para turistas podem ter agravado os impactos. O vice-governador Dan Patrick reconheceu que muitos visitantes não estavam inscritos no sistema de emergência local via celular.

Com 21 crianças entre os mortos, a enchente no Texas se consolida como uma das mais letais da história recente do estado. A tragédia remete à enchente de 1987, também no Rio Guadalupe, quando dez adolescentes morreram afogados. Autoridades estaduais reforçam que eventos como este tendem a se tornar mais frequentes devido às mudanças climáticas, destacando a urgência de melhorar os sistemas de prevenção e resposta a desastres naturais.

todo tempo 1 970x150px
todo tempo 3 970x250px