sábado , 19 de julho de 2025 @ 01:53

todo tempo 3 970x250px
polícia civil

Ex-prefeito de Cidade Ocidental é investigado por corrupção

A Polícia Civil de Goiás deflagrou nesta terça-feira (18/03) a operação “Pacto Sistêmico”, que investiga crimes contra a Prefeitura de Cidade Ocidental entre 2017 e 2024. Entre os delitos apurados estão corrupção ativa e passiva, peculato, fraudes em licitações e contratos administrativos, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão nos municípios de Cidade Ocidental, Valparaíso, Novo Gama, Luziânia e no Distrito Federal. A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Distrito Federal.

As investigações apontam irregularidades em contratos milionários firmados entre a prefeitura e empresas ligadas a amigos e parentes do então prefeito Fábio Correa e de agentes públicos municipais. Foram identificadas fraudes em setores como manutenção de veículos da prefeitura, locação de automóveis, informática, obras públicas e monitoramento de espaços municipais.

Há indícios de sobrepreço, dispensa irregular de licitação e aditivos contratuais que elevaram indevidamente os valores pagos. Alguns servidores investigados apresentaram evolução patrimonial incompatível com seus rendimentos e demonstravam sinais de enriquecimento ilícito em redes sociais.

O prejuízo estimado atinge R$ 59,1 milhões, distribuídos entre 10 empresas, a maioria pertencente a grupos empresariais ligados a agentes públicos. O nome da operação faz referência ao suposto esquema de corrupção sistêmica envolvendo recursos municipais, estaduais e federais ao longo de oito anos.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração dos fatos.

Fotos: Polícia Civil

todo tempo 3 970x250px