Uma frente fria vinda do sul do país a partir de segunda-feira (15) pode diminuir as temperaturas em Goiás, segundo Elizabete Alves, coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia. A região sudoeste será a mais afetada pela frente fria, informou a especialista. Cidades como Jataí, Rio Verde e Mineiros podem ainda ter algumas pancadas de chuvas.
Para o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a expectativa é que a frente fria chegue com intensidade ao estado. “Estamos torcendo que ela venha com intensidade para romper com o ar quente,” disse o especialista.
Segundo Elizabete, em Goiânia, pode ter aumento de nebulosidade e algumas pancadas de chuvas isoladas ao longo da semana que vem.
Na região oeste, cidades como Anicuns, Aragarças, Caiapônia e Palmeiras de Goiás têm máxima de 43ºC e mínima de 20ºC com umidade relativa do ar começando em 9%. Na região norte, Porangatu, Niquelândia e Uruaçu a máxima é de 42 ºC e mínima de 22ºC com umidade relativa iniciando em 10%.
Segundo o relatório do Cimehgo, em Goiânia, a temperatura pode chegar a 39ºC com umidade relativa do ar variando entre 10% e 50%.
Risco de incêndio
O relatório do Cimehgo destacou o alerta máximo para o risco de queimadas de norte a sul do estado, o que depende das ações de prevenção dos goianos. Além disso, a qualidade do nível do ar está crítico e requer cuidados com a saúde.