quinta-feira , 28 de agosto de 2025 @ 17:05

todo tempo 1 970x250px
gemea siamesa kiraz

Gêmea siamesa morre após cirurgia de separação em Goiás

Kiraz, uma das gêmeas siamesas que vieram de São Paulo para serem separadas em Goiás, faleceu nesta segunda-feira (19/05), segundo informou a família. A bebê tinha 1 ano e seis meses e estava internada em estado grave no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, onde passou por uma cirurgia de separação junto com a irmã, Aruna.

O Hecad ainda não se pronunciou sobre a causa da morte.

As irmãs passaram por uma complexa cirurgia no dia 11 de maio, que durou 19 horas. O médico especialista em separação de gêmeos siameses, Zacharias Calil, conduziu a operação. Kiraz e Aruna eram unidas pelo abdômen e compartilhavam parte do fígado.

De acordo com o hospital, o estado de saúde das duas já era delicado desde a cirurgia. Além disso, ainda não há informações sobre o estado de saúde atualizado de Aruna.

No dia da cirurgia, a intervenção transcorreu sem intercorrências graves e seguiu o planejamento da equipe médica, mesmo diante de desafios anatômicos não identificados previamente em exames de imagem, como a união completa do intestino grosso, das bexigas e do fígado das gêmeas.

A equipe médica dividiu a cirurgia em etapas: separou as bexigas, retirou a terceira perna não funcional e, por fim, realizou a divisão do fígado. Após a separação, as equipes realizaram a reconstrução das estruturas expostas, garantindo a integridade das funções vitais das pacientes.

detran go marcas web banners 970x150
todo tempo 1 970x250px