O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem contribuindo para melhorar a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), mostra que a desaprovação ao petista caiu para 51%, o menor índice registrado em 2025.
Segundo o levantamento, essa é a terceira queda consecutiva desde o pico de rejeição, que foi de 57% em março. A melhora é atribuída à redução de tarifas impostas por Trump sobre produtos brasileiros, medida que começou a valer no início de agosto e ajudou na queda dos preços de alimentos.
A aprovação do governo também apresentou crescimento, passando de 40% em março para 46% em agosto. A avaliação positiva subiu de 28% para 31%, enquanto a percepção negativa recuou de 40% para 39%.
O recuo na desaprovação foi identificado em quase todas as regiões do país, com exceção do Sul, que manteve índice estável em 61%. O Nordeste registrou a maior queda, de 44% para 37%, enquanto a aprovação avançou de 53% para 60% no mesmo período.