A Prefeitura de Goiânia vai expandir o sistema de metronização, já em funcionamento no BRT Leste-Oeste, para outras linhas e faixas exclusivas de ônibus. A tecnologia usa inteligência artificial para dar prioridade aos ônibus nos semáforos, reduzindo paradas e melhorando a fluidez.
Com a metronização, a velocidade média dos ônibus subiu de 15 km/h para 22 km/h, com meta de atingir 25 km/h. A expectativa é implantar o sistema em 200 km de corredores nos próximos quatro anos.
“O objetivo é tornar o transporte coletivo mais rápido e atrativo, reduzindo o uso do carro”, afirmou o prefeito Sandro Mabel. O próximo trecho a receber a tecnologia será o de 6 km entre os terminais Praça da Bíblia e Praça A, com previsão de início até o fim do segundo semestre.
Segundo a CMTC, no trecho atual, o número de paradas caiu de quatro para uma. A prefeitura também pretende retomar o uso de ônibus menores sob demanda (citybus) como parte da modernização do transporte público.