Uma massa de ar quente e seco está sobre Goiás e deve manter o calor intenso nos próximos dias. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), nesta terça-feira (9) os termômetros podem atingir 41 °C em São Miguel do Araguaia, no noroeste do estado.
Em Goiânia, a expectativa é de máxima de 36 °C, mesma previsão para cidades como Goianésia, Iporá e Jataí. Já em municípios do norte, como Porangatu e Nova Crixás, os termômetros devem marcar 39 °C.
Cidades mais quentes nesta terça (9):
-
São Miguel do Araguaia – 41 °C
-
Porangatu – 39 °C
-
Nova Crixás – 39 °C
-
Araguapaz – 38 °C
-
Aruanã – 37 °C
-
Goiânia – 36 °C
-
Jataí – 36 °C
-
Goianésia – 36 °C
-
Iporá – 36 °C
De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, o calorão é resultado de um bloqueio atmosférico.
“Essa massa forma um verdadeiro bloqueio, dificultando o avanço de frentes frias. Essa é a situação para esta semana: temperaturas elevadas e umidade relativa do ar baixa”, explicou.
Risco de incêndios e cuidados com a saúde
O especialista também chamou atenção para o risco de incêndios florestais, considerado alto em todas as regiões do estado. Ele lembra que, apesar da seca favorecer queimadas, a maioria dos focos de incêndio é causada por ação humana.
Outro alerta é para a saúde:
“É fundamental que as pessoas se cuidem, mantenham a hidratação e façam uso racional da água, já que os mananciais estão com níveis mais baixos”, destacou Amorim.
Frente fria pode chegar na próxima semana
Há expectativa de que uma frente fria avance sobre Goiás a partir da próxima segunda-feira (15). Porém, segundo o Cimehgo, ainda não há previsão de chuva.
“Continua prematura essa expectativa. Pode haver áreas de instabilidade, mas o período de estiagem deve seguir até outubro”, explicou o meteorologista.