A partir deste sábado (9), Goiás será atingido por uma nova frente fria, que promete derrubar as temperaturas, especialmente nas regiões sul e sudoeste do estado. Segundo meteorologistas, há até possibilidade de geada no início da próxima semana.
De acordo com Elizabeth Alves, coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições climáticas serão mais propícias para o fenômeno nas áreas mais baixas e próximas a lagos. “Na segunda-feira (11), pode haver pequena possibilidade de geada, principalmente nos locais onde a queda de temperatura for mais acentuada”, explica.
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, afirma que a mudança será gradual. “O frio começa de forma mais tímida no sábado, mas se intensifica no domingo (10) e segue firme até terça-feira (12). Na quarta (13), começa a se despedir”, detalha.
As temperaturas devem cair entre 2°C e 5°C em várias cidades, com destaque para Jataí, onde a mínima pode chegar a 6°C.
Apesar da massa de ar polar, a baixa umidade e a escassa possibilidade de chuva permanecem. “A frente fria vai trazer apenas o frio, sem alterar o cenário de seca que já predomina no estado”, reforça Amorim.
A recomendação é que a população se prepare para o frio, especialmente em municípios do sul e sudoeste goiano, onde o impacto será mais intenso.