No quarto ano de seu terceiro mandato, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta o maior índice de rejeição desde o início da atual gestão. Pesquisa do PoderData, divulgada nesta quarta-feira (28), mostra que 53% dos brasileiros desaprovam a administração federal.
De acordo com o levantamento, 41% dos entrevistados afirmam aprovar o governo Lula, enquanto 6% disseram não saber ou preferiram não opinar. Os números revelam um aumento expressivo da desaprovação ao longo do mandato. Em janeiro de 2023, no início da gestão, 39% dos brasileiros avaliavam negativamente o desempenho do Executivo, o que representa uma alta de 14 pontos percentuais.
No sentido oposto, a aprovação do governo caiu 11 pontos percentuais no mesmo período. Há três anos, 52% da população declarava apoio à gestão petista, índice que vem recuando gradualmente.
A avaliação pessoal do presidente é ainda mais negativa. Segundo a pesquisa, 57% dos entrevistados rejeitam o desempenho individual de Lula, enquanto 34% o avaliam positivamente. O dado indica que, neste momento, o governo é melhor avaliado do que o próprio presidente.
A pesquisa PoderData foi realizada entre os dias 24 e 26 de janeiro de 2026, com 2.500 entrevistas em 111 municípios de todas as 27 unidades da Federação. O levantamento ouviu pessoas com 16 anos ou mais.







