O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em mensagem enviada ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (2), que o fim da escala 6×1 e a regulamentação do trabalho por aplicativos estão entre as prioridades do governo para o novo ano legislativo. No texto, Lula reforçou o compromisso com um país mais justo, com mais investimentos e redução das desigualdades, e também manifestou confiança na tramitação do acordo entre Mercosul e União Europeia, que ainda depende de aprovação dos parlamentares.
Além de listar o fim da escala 6×1 — em que trabalhadores cumprem seis dias de trabalho seguidos de apenas um dia de descanso — e a regulamentação do trabalho por aplicativos entre as prioridades legislativas, o governo federal avalia que as propostas podem avançar no Congresso ainda no primeiro semestre de 2026, diante do apoio popular e da articulação política junto a parlamentares. A ministra das Relações Institucionais afirmou que a proposta de acabar com a escala 6×1 está alinhada a iniciativas recentes de valorização do trabalhador e à busca por maior qualidade de vida dos brasileiros, especialmente em jornadas que afetam rotina familiar e social.
Especialistas em relações trabalhistas observam que a regulamentação do trabalho por aplicativos, que já vem sendo debatida há anos, tende a ganhar novo impulso com essa sinalização do Executivo, abrindo caminho para regras mais claras sobre direitos, remuneração e proteção social para motoristas, entregadores e outros profissionais da chamada “gig economy”. A expectativa no Palácio do Planalto é de que a combinação dessas pautas com outras prioridades — como a votação do acordo entre Mercosul e União Europeia e projetos de segurança pública — construa uma agenda legislativa robusta e capaz de gerar impacto direto no cotidiano de milhões de trabalhadores.






