O governo de Donald Trump autorizou formalmente a CIA a conduzir operações secretas e letais na Venezuela com o objetivo de derrubar o presidente Nicolás Maduro, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (15) pelo jornal The New York Times.
De acordo com o veículo norte-americano, a autorização da Casa Branca permite que a agência de inteligência dos EUA atue de forma autônoma ou em coordenação com uma eventual operação militar em larga escala, incluindo uma possível invasão do país sul-americano, hipótese considerada extrema e temida pelo governo de Caracas.
Apesar da formalização da autorização, o jornal ressalta que não há evidências de que Trump tenha de fato ordenado a execução dessas ações até o momento. Ainda assim, nos últimos meses, o governo norte-americano ampliou significativamente sua presença militar na região do Caribe.
A reportagem também relembra o histórico de interferências da CIA e do governo dos Estados Unidos em países da América Latina, incluindo o apoio ao golpe de 1964 que depôs o presidente João Goulart no Brasil e deu início a uma ditadura militar marcada por tortura, assassinatos e desaparecimentos de opositores políticos.
(Com informações do New York Times)