sábado , 06 de dezembro de 2025 @ 01:52

todo tempo 1 970x250px
gmc cais vila nova

Idosa norte-americana de 71 anos morre em Goiânia após retorno a unidade de saúde; polícia investiga causas

A norte-americana Nanci Ellen Wendel, de 71 anos, morreu na noite desta quarta-feira (26) após retornar ao CAIS Vila Nova, em Goiânia, relatando fortes dores abdominais e na perna direita. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ela sofreu três paradas cardiorrespiratórias e não resistiu. O caso ocorre 11 dias depois de a idosa ter sido atendida pela primeira vez na capital.

Nanci havia procurado a unidade de saúde na última segunda-feira (24), a poucas horas do embarque que faria de volta aos Estados Unidos. De acordo com a SMS, ela apresentava quadro clínico delicado e necessitou de monitoramento contínuo.

A idosa havia sido atendida inicialmente no dia 15 de novembro, quando chegou ao CAIS com hematomas pelo corpo. Na ocasião, as lesões levantaram suspeita de abuso sexual. Ela foi encaminhada ao Hospital Estadual da Mulher (Hemu) e, depois, ao Hospital de Urgências de Goiás (Hugol), onde passou por exames e recebeu alta no dia seguinte.

O Hemu informou que a idosa esteve duas vezes na unidade, sendo que, na segunda visita, após busca ativa, houve recomendação para realização de exame de imagem — procedimento que, segundo o hospital, ela teria recusado. Já o Hugol afirmou que Nanci recebeu tratamento clínico especializado e não apresentou, naquele momento, indicação cirúrgica.

A Secretaria Municipal de Saúde lamentou a morte e afirmou, em nota, que todos os protocolos assistenciais foram seguidos, incluindo comunicação contínua com a Embaixada dos Estados Unidos.

Polícia descarta, por ora, hipótese de abuso sexual

A Polícia Civil de Goiás informou que, com base na apuração inicial, não houve confirmação de abuso sexual. A corporação afirma que a própria idosa negou ter sido vítima de violência e que o caso pode envolver problemas de saúde pré-existentes, possivelmente confundidos com agressões. A morte, segundo a investigação preliminar, teria causas naturais.

Entenda o caso

Nanci chegou ao hotel onde estava hospedada, no Setor Central, no dia 15, aparentando desorientação e com hematomas escurecidos. Funcionários acionaram o socorro, e ela foi levada ao CAIS Vila Nova. A Guarda Civil Municipal e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deaem) foram mobilizadas, mas, devido à gravidade clínica, a transferência da idosa para prestar depoimento não foi autorizada pelos médicos.

Segundo a GCM, a norte-americana estava em Goiânia para realizar tratamento odontológico. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML), onde passará por exames que devem esclarecer as circunstâncias da morte.

A investigação segue em andamento.

todo tempo 1 970x150px
todo tempo 1 970x250px