Fundado e presidido por Ana Paula Rezende, filha de Iris, o Instituto tem como missão promover ações sociais, incentivar a formação de novas lideranças e cuidar do Memorial Iris Rezende, preservando a memória e o legado de um dos maiores líderes da história política de Goiás e do Brasil.
A solenidade reuniu autoridades do Governo de Goiás, do Tribunal de Justiça, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores. O evento também foi ocasião para homenagear 100 pessoas que, de diferentes formas, fizeram parte dos mais de 70 anos de vida pública de Iris Rezende.
“Selecionamos 100 pessoas que representam milhares de outras que caminharam com meu pai: líderes políticos, cidadãos goianos, que guardam em suas vidas marcas do que ele realizou. Minha vontade era homenagear a todos, que fizeram com que ele se sentisse tão amado”, destacou Ana Paula.
O título de Utilidade Pública reconhece a relevância e a nobreza do trabalho prestado pelo Instituto. E as ações comemorativas seguem: no próximo sábado, dia 20, será realizado o Mutirão Para Todos, no Residencial São Geraldo, o primeiro conjunto habitacional do mundo construído exclusivamente para pessoas com deficiência, idealizado e entregue por Iris quando prefeito de Goiânia.
Os deputados estaduais Bruno Peixoto (UB), Clécio Alves (Republicanos), Rosângela Rezende (Agir), Lineu Olimpio (MDB) e Virmondes Cruvinel (UB) fizeram uso da tribuna, durante a sessão solene realizada no Parlamento, nesta quinta-feira, 11, em celebração ao primeiro ano do instituto Iris Rezende.
Na oportunidade, os parlamentares relembraram momentos vivenciados ao lado do político e destacaram o legado deixado por ele. “A política pode até passar, e passa. Mas as únicas coisas que têm valor são a gratidão, a lealdade e a dignidade”, pontuou Clécio Alves. “O Iris teve uma vida marcante como ninguém, na história de Goiânia, mas também teve uma presença muito forte em todo o Estado”, acrescentou Rosângela Rezende.
Na mesma linha, Lineu Olimpio frisou a alegria em poder, como deputado estadual, “levar o nome de Iris Rezende em todos os cantos de Goiás como símbolo de um homem que transformou a vida de tantas pessoas”.
Bruno Peixoto, por sua vez, apontou os vários ensinamentos adquiridos com o político, que foi ex-governador de Goiás, ex-prefeito de Goiânia e ex-deputado estadual e destacou o desejo para que o Instituto Iris Rezende possa inspirar vários políticos, da mesma maneira que os parlamentares presentes.
“Tenha certeza que a Assembleia Legislativa será parceira desse propósito para que as nossas gerações futuras também tenham o privilégio de conhecer essa história”, salientou Virmondes Cruvinel.
Foto/Créditos: Túlio Max
Com informações da Agência Assembleia de Notícias