Em boletim divulgado nesta segunda-feira (17), o Vaticano informou que o papa Francisco foi diagnosticado com um quadro de infecção polimicrobiana das vias respiratórias, o que levou a uma alteração no tratamento até então administrado.
“Todos os exames realizados até o momento indicam um quadro clínico complexo, que exigirá uma internação hospitalar adequada”, destacou o comunicado, publicado no perfil oficial do Vaticano no Instagram.
Ainda de acordo com a publicação, Francisco teve uma boa noite de sono, tomou café da manhã e se dedicou à leitura de jornais. “Mantém o bom humor”, acrescentou o Vaticano.
O pontífice foi levado para a Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, na última sexta-feira (14), para realizar exames e seguir com o tratamento de um quadro inicialmente identificado como bronquite.
O que é infecção polimicrobiana?
É aquela causada por dois ou mais tipos diferentes de microrganismos, como bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Esse tipo de infecção pode ocorrer em diversas partes do corpo, como feridas, pulmões, trato urinário e sistema digestivo. Devido à diversidade de agentes envolvidos, o tratamento costuma ser mais complexo, exigindo o uso de antibióticos ou antifúngicos específicos para combater os microrganismos presentes.
(Agência Brasil)