quarta-feira , 15 de outubro de 2025 @ 21:53

todo tempo 1 970x250px
carla zambeli

Justiça italiana rejeita recurso e mantém Zambelli na prisão

A Corte de Cassação, instância máxima da Justiça italiana, rejeitou nesta quarta-feira (8) o recurso apresentado pela defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) contra sua prisão em regime fechado. Com a decisão, ela continuará detida enquanto prossegue o processo de extradição solicitado pelo Brasil.

A audiência foi realizada pela manhã, em Roma. Nela, os advogados de Zambelli tentaram reverter a decisão da Corte de Apelação, que no final de agosto havia determinado o regime fechado. O pedido de prisão domiciliar foi negado por se considerar alto o risco de fuga e que as condições de saúde da parlamentar são compatíveis com a permanência no cárcere.

Zambelli não participou da audiência desta quarta-feira. Ela está presa desde o fim de julho no complexo penitenciário de Rebibbia, em Roma, após ter sido localizada pela polícia em um apartamento na periferia da cidade. A deputada estava foragida da Justiça brasileira há quase dois meses.

O pedido de extradição, feito pelo governo brasileiro, ainda está em análise na Corte de Apelação, mas não foi tema da sessão desta quarta. O tribunal aguarda agora o parecer da Procuradoria Geral italiana para marcar uma nova audiência, na qual será avaliado se existem os requisitos legais para que Zambelli seja extraditada ao Brasil.

Recursos posteriores serão julgados pela própria Corte de Cassação. No entanto, a decisão final sobre a extradição caberá ao governo italiano, por meio do Ministério da Justiça. Especialistas estimam

banner 3 970x150
todo tempo 3 970x250px