O surfista paulista Gabriel Medina está oficialmente fora da temporada 2025 da World Surf League (WSL). De acordo com o perfil oficial do Time Brasil no Instagram, o medalhista de bronze olímpico e tricampeão mundial foi submetido, neste sábado (11/01), a uma cirurgia para reconstruir o tendão do músculo peitoral maior no ombro esquerdo. A lesão ocorreu durante um treino na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), na última sexta-feira (10/01).
A recuperação de Medina deve levar entre seis e oito meses, o que impossibilita sua participação na edição deste ano da WSL. O campeonato, que começa no próximo dia 27 de janeiro em Pipeline, no Havaí, celebra o décimo aniversário do primeiro título mundial do surfista, conquistado em 2014.
Além de seu título histórico de 2014, Medina também foi campeão mundial em 2018 e 2021, consolidando-se como um dos maiores nomes do surfe mundial. Ele seria um dos dez representantes brasileiros na divisão masculina da competição deste ano. Os outros atletas do Brasil são Filipe Toledo e Ítalo Ferreira (ambos já campeões mundiais), João “Chumbinho” Chianca, Yago Dora, Samuel Pupo, Ian Gouveia, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Edgard Groggia e Deivid Silva.
Na categoria feminina, a única representante do Brasil é Tatiana Weston-Webb, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
(Com informações da Agência Brasil)