A brasileira Luana Silva foi campeã do Mundial de Surfe Júnior (Sub-20) neste sábado (18/01), após uma final emocionante contra a japonesa Kana Nakashio, invicta até então.
A competição aconteceu na Praia de Urbiztondo, em San Juan, Filipinas, pela Liga Mundial de Surfe (WSL). Com uma nota decisiva de 6.53 na última onda, Luana garantiu o placar de 12.23, superando os 11.67 da adversária e conquistando o primeiro título mundial júnior feminino do Brasil e o décimo da história do país.
“Estou muito feliz por ser a primeira brasileira campeã. É surreal! Agradeço a todos que torceram. Essa conquista é do Brasil”, celebrou a surfista em entrevista à WSL.
Final
Apesar das ondas baixas, a final foi marcada por equilíbrio e estratégia. Luana abriu a bateria com nota 4.67, mas foi ultrapassada por Nakashio, que marcou 5.67. A disputa seguiu acirrada até os três minutos finais, quando a japonesa somou 6.00, elevando seu total para 11.67. Precisando de 5.83, Luana manteve a calma e brilhou na última onda, conquistando a nota necessária no estouro do cronômetro.
Competição
Luana superou grandes adversárias ao longo do torneio: venceu a norte-americana Reid Van Wagoner, a basca Annette Gonzalez Etxabarri e, na semifinal, derrotou a australiana Rosie Smart. Filha de brasileiros e nascida no Havaí, Luana também entrou para a história como a primeira sul-americana campeã do Mundial Júnior desde 2005.
Campeão masculino
Na categoria masculina, o título ficou com o indonésio Bronson Meydi, que somou 18.80 para superar o australiano Winter Vincent (17.84).
(Com informações da Agência Brasil)