O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu agenda em Belém nesta quinta-feira (2), cidade que sediará a COP30 em novembro. Entre as entregas está o Parque Linear da Doca, construído com R$ 312,2 milhões da Itaipu Binacional, requalificando 1,2 km do canal da Doca e oferecendo nova infraestrutura de lazer, mobilidade, esporte e saneamento.
Também foram inauguradas obras de macrodrenagem e saneamento em 18 canais da capital paraense, além da retomada da Estação de Tratamento de Esgoto Una, no bairro Telégrafo, que recebeu R$ 125,2 milhões em investimentos e beneficiará mais de 90 mil moradores.
No mesmo dia, Lula esteve em Breves, no Marajó, onde inaugurou três escolas antes paralisadas. Para sexta-feira (3), a agenda inclui visitas ao Porto Futuro II, ao Museu das Amazônias e ao Parque da Cidade, sede principal da COP30.
Segundo o governador Hélder Barbalho, as obras representam um legado permanente: “Tudo estará pronto para a COP, mas, acima de tudo, ficará para a população do Pará usufruir depois do evento”.