O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para comandar a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, responsável pela articulação política do governo. A posse da nova ministra ocorrerá no dia 10 de março.
Substituição no Governo
A nomeação de Gleisi Hoffmann foi confirmada pelo Palácio do Planalto após reunião com Lula na manhã desta sexta-feira (28/02). Ela substituirá Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. O presidente Lula também desejou sucesso à nova ministra em suas redes sociais.
Momento crítico
Gleisi assume o cargo em momento crítico, em que o presidente Lula enfrenta grave crise com a queda na popularidade, ao mesmo tempo em que convive com um Congresso de difícil negociação. Para os próximos meses, o desafio e amenizar a relação política e apresentar ações de governo com foco na tentativa de recuperação da credibilidade do presidente.
Quem é Gleisi Hoffmann?
Natural de Curitiba (PR), Gleisi nasceu em 6 de setembro de 1965, é formada em Direito e possui especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira.
- Iniciou sua militância no movimento estudantil e ingressou no PT em 1989.
- Atuou como secretária no governo de Mato Grosso do Sul e como secretária de Gestão Pública em Londrina (PR).
- Em 2002, assumiu a Diretoria Financeira de Itaipu Binacional durante o primeiro governo Lula.
- Presidiu o PT do Paraná (2008-2009) e foi eleita senadora em 2010.
- De 2011 a 2014, foi ministra-chefe da Casa Civil no governo Dilma Rousseff.
- Eleita presidenta nacional do PT em 2017 e deputada federal pelo Paraná em 2018 e 2022.
(Com informações da Agência Brasil)