O presidente Lula demitiu Nísia Trindade do comando do Ministério da Saúde e nomeou Alexandre Padilha como seu substituto. A decisão foi tomada nesta tarde. Padilha, que atualmente ocupa o cargo de ministro das Relações Institucionais, assume a pasta da Saúde com a missão de fortalecer a interlocução com o Congresso.
Motivos da troca
A mudança já era prevista e ocorre após pressões vindas do Congresso Nacional. Apesar de seu perfil técnico e acadêmico, Nísia Trindade enfrentava críticas por suposta falta de habilidade política, principalmente na gestão e liberação de verbas parlamentares.
Novas mudanças
Ainda não há definição sobre quem substituirá Alexandre Padilha no Ministério das Relações Institucionais. A pasta, essencial na articulação entre o Executivo e o Congresso, tem sido disputada por integrantes do PT e do centrão, e tem função vital diante da queda da popularidade do presidente.
Outras mudanças ministeriais estão previstas para os próximos dias, visando melhorar o relacionamento do Governo com o Congresso, cada vez mais exigente no que diz respeito a cargos e financiamentos de projetos de interesse político.
Sobre Alexandre Padilha
Alexandre Padilha é médico infectologista e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é também especialista em doenças tropicais.
Foi ministro das Relações Institucionais no governo Lula (2009-2010) e ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff (2011-2014), onde implementou o programa Mais Médicos.