A Prefeitura de Goiânia ampliará 1,2 mil vagas com a criação de 55 novas salas de aula em regiões com maior demanda. O anúncio foi feito pelo prefeito Sandro Mabel nesta terça-feira (9/12), no Cmei Goiânia Viva. Em seguida, ele visitou a Escola Municipal Dom Fernando Gomes dos Santos para entregar lousas digitais que serão usadas pelos professores.
Mabel destacou que a estratégia de ampliar salas dentro das próprias unidades permite rapidez, economia e eficiência — o equivalente à criação de quase dez novos Cmeis. Segundo ele, a SME realiza busca ativa com apoio do Conselho Tutelar para manter crianças na escola, lembrando que o déficit de 10 mil vagas existente no início da gestão foi zerado.
A secretária de Educação, Giselle Faria, afirmou que a Rede passa por reorganização com reformas, climatização, novos móveis e remanejamento de alunos. As vagas estão sendo distribuídas conforme critérios de prioridade, como vulnerabilidade social, CadÚnico, crianças com necessidades especiais e filhos de mães solo.
Também participaram do evento os vereadores Markim Goyá e Wellington Bessa. A diretora do Cmei, Kênia Cecília Vieira, celebrou a nova sala e apontou que a boa gestão de recursos tem garantido manutenção e qualidade.
Era digital nas escolas
Além da ampliação de vagas, a Prefeitura entregou 1.440 lousas digitais e anunciou a chegada de 15 mil tablets para alunos, marco que, segundo Mabel, inaugura a “era digital” na Rede Municipal. O prefeito destacou que a economia gerada pela boa gestão das escolas possibilitou investimentos que chegam a R$ 400 milhões.
Para a secretária Giselle, as novas tecnologias vão agilizar a comunicação, ampliar o repertório pedagógico e integrar tablets e lousas em sala de aula. A diretora Déborah Karla reforçou que a novidade representa um salto para uma educação mais moderna e atrativa.
Foto: Alex Malheiros








