Em ação do Dia Nacional da População em Situação de Rua (19 de agosto), o prefeito Sandro Mabel recebeu pessoas em situação de rua no Paço Municipal, nesta quarta (20), em encontro promovido pela Semasdh — Secretaria de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos.
O prefeito afirmou que o objetivo é apoiar cada indivíduo na reconstrução de sua vida — seja por meio de passagem de retorno à cidade natal, inserção no mercado de trabalho ou suporte específico — e determinou encaminhamento imediato às demandas apresentadas.
Durante o encontro, relatos emocionantes destacaram o impacto das políticas de acolhimento:
-
Rodolfo César (56 anos), em tratamento no Caps após acolhimento pelo Centro Pop, destacou o apoio recebido, inclusive para saúde bucal e psiquiátrica.
-
Thiago Gabriel (25 anos), nas ruas desde 2023, disse que a Casa da Acolhida tem sido um ponto de esperança.
-
Jozi Caroline (22 anos) enalteceu o atendimento humanizado que recebeu em saúde e na resolução de questões trabalhistas.
O prefeito também se comprometeu a dar continuidade aos casos: Edino Lisboa e Fábio da Silva receberam apoio para regularização documental e encaminhamento ao Sine; já Thiago, artista, foi convidado a se apresentar em eventos da prefeitura.
A Semasdh mantém, ainda, uma ampla rede de apoio, com o Centro Pop, Centros de Apoio ao Cidadão, casas de acolhida, creches-emergenciais, acolhimento familiar, além de distribuição de alimentos, kits de higiene e roupas.