O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou saída do cargo nesta terça-feira (7/01) para nomeação do marqueteiro Sidônio Palmeira.
A escolha do presidente Lula já era de conhecimento público, mas a posse do novo ministro será somente na próxima semana, em cerimônia no Planalto.
Sidônio tem vasta experiência em campanhas políticas, incluindo a eleição vitoriosa de Lula em 2022 e de outros políticos do PT, como Rui Costa e Jacques Wagner. Ele assume com o desafio de unificar a comunicação – hoje repleta de conflitos internos -, e de amenizar os desgastes do presidente, que enfrenta queda na avaliação, como mostra pesquisas recentes.
O ano de eleições municipais contribui, historicamente, com a redução na popularidade do presidente. Mas Lula enfrenta situações inéditas, como clima de desconfiança com mercado, Congresso oposicionista e forte financeiramente, além dos questionamentos relacionados à sua saúde.
O marqueteiro pretende investir pesado na comunicação digital, aproximando o governo Lula da população. O intuito é que as entregas realizadas ganhem mais visibilidade e que o diálogo com o cidadão seja mais direto e menos institucional.