Em reunião realizada na noite desta terça-feira (22/4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assegurou à deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) que a vacina contra o herpes-zóster será incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente disponível apenas na rede privada e a alto custo, o imunizante deverá ser oferecido gratuitamente à população que mais precisa.
O compromisso foi resultado de uma solicitação feita pela deputada, que recentemente enfrentou complicações da doença e defendeu a ampliação do acesso à vacina. “Saúde não pode ser privilégio”, afirmou Adriana, destacando os riscos do vírus, especialmente entre pessoas acima dos 50 anos.
Padilha classificou a inclusão da vacina como prioridade do Ministério da Saúde e garantiu o planejamento de campanhas de vacinação para os públicos indicados. A medida é uma resposta ao aumento de casos no país — mais de 70 mil por ano desde a pandemia.
A iniciativa reforça o compromisso do governo com a ampliação do acesso à saúde preventiva e à equidade no atendimento público.