terça-feira , 26 de agosto de 2025 @ 08:34

todo tempo 1 970x250px
antônio augusto stf
foto: Antônio Augusto

Moraes reafirma gravidade do 8 de janeiro: “Não foi um passeio ao parque”

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (26/03) que os ataques de 8 de janeiro foram uma “verdadeira guerra campal”, e não um simples ato de protesto, destacando a violência e a tentativa de golpe de Estado.

Durante seu voto sobre a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, Moraes exibiu vídeos que mostram a depredação dos prédios públicos e a violência dos manifestantes. “Houve uma tentativa de golpe de Estado violentíssima, com pedidos de intervenção militar”, declarou.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Bolsonaro e mais 33 pessoas pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, dano qualificado, depredação de patrimônio tombado e organização criminosa armada. Segundo a PGR, os atos começaram em 2021 com ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral para gerar instabilidade e justificar a permanência de Bolsonaro no poder, culminando nos atos violentos de 8 de janeiro.

A Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros, iniciou a votação para decidir se aceita a parte da denúncia relativa ao chamado “núcleo crucial” do golpe, que inclui Bolsonaro e outros sete civis e militares.

img 7158
todo tempo 3 970x250px