O Governo de Goiás registrou, em 2024, o maior número de doações de órgãos desde 2020, alcançando 114 doadores. No mesmo ano, foram notificadas 657 mortes encefálicas, refletindo um aumento expressivo nas doações. Em cinco anos, os transplantes de órgãos e tecidos cresceram 65%.
Avanços e desafios no processo de doação
De acordo com Katiuscia Freitas, gerente da Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, o consentimento familiar continua sendo um dos principais desafios. “Incentivamos que os potenciais doadores expressem sua vontade às famílias e promovemos diálogos conscientes com informações claras sobre o processo de doação. Campanhas educativas são realizadas regularmente para reforçar essa conscientização”, explica Katiuscia.
Esse avanço também é resultado do esforço em capacitar unidades de saúde. O número de notificações de morte encefálica cresceu 18% nos últimos cinco anos, graças aos treinamentos oferecidos às equipes médicas, garantindo o monitoramento e validação dos diagnósticos, como previsto pela legislação, além de viabilizar a doação de órgãos.
HGG se consolida como referência estadual
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) consolidou-se como o principal centro transplantador de Goiás, sendo responsável por 98% dos transplantes de órgãos no estado. Em 2024, a unidade ampliou suas capacidades ao iniciar transplantes de pâncreas e medula óssea autólogo.
O destaque fica para os transplantes de medula óssea, que tiveram o maior número da série histórica, com crescimento de 102% em relação a 2023. Desde a habilitação do serviço, o HGG já realizou 27% desses procedimentos em pouco mais de um ano.
Transplantes e listas de espera
Atualmente, Goiás realiza transplantes de rins, fígado, pâncreas, córneas, medula óssea e músculo esquelético. Apesar do aumento nos procedimentos, cerca de 2 mil pessoas ainda aguardam na lista de espera por uma oportunidade de recomeçar.
Seja um doador de órgãos: sua decisão pode salvar vidas. Informe sua família e faça parte dessa corrente de solidariedade.