quinta-feira , 03 de abril de 2025 @ 10:32

todo tempo 1 970x250px
Foto de Lênia Soares

Lênia Soares

Lênia Soares é jornalista, especialista em marketing eleitoral e comunicação em gestão pública. É diretora de jornalismo e colunista do Todo Tempo Notícias.

Foto de Lênia Soares

Lênia Soares

Lênia Soares é jornalista, especialista em marketing eleitoral e comunicação em gestão pública. É diretora de jornalismo e colunista do Todo Tempo Notícias.

milei 2
Popularidade de Milei caiu 9% em 30 dias. - Foto: Divulgação

O mundo caminha à direita, mas ainda existe reação

Em tempos de Donald Trump (EUA), Javier Milei (Argentina), Giogia Meloni (Itália), Nayib Bukele (El Salvador), Viktor Orbán (Hungria), Jair Bolsonaro, que mesmo inelegível capitaliza grande força política no Brasil… a sensação universal é de um caminho à direita consolidado.

Os discursos são radicais, sem qualquer compromisso legal ou preocupação com a viabilidade – e nem estou falando de direitos humanos. Trump mesmo lidera o grupo dos que falam o que querem, forçando as instituições a recuar. Basta observar o tempo que a Casa Branca tem dedicado a retratações, esclarecimentos e notas explicativas, em um ciclo contínuo de controvérsias e tentativas de contenção.

Esse barulho todo, no entanto, não reflete integralmente o sentimento do próprio eleitor. E é importante ressaltar para que o cidadão não seja subestimado. Há reação, há reclamação e há quem não concorde com tudo o tempo todo.

Os resultados da pesquisa Ad Horc, divulgada na Argentina nesta semana, dão uma mostra disso. A popularidade de Milei caiu 9 pontos após suas declarações homofóbicas no Foro de Davos, na Suíça. Sua aprovação foi de 61% para 52% em 30 dias.

Durante seu discurso em Davos, o presidente argentino relacionou a homossexualidade com a pedofilia. Foi questionado, criticado e dobrou a aposta. Insistiu no erro. Não deu certo. Nem sempre dá.

Nenhuma estratégia é permanente e vale para todo lugar. A direita está em alta. Fato. Mas ela não está autorizada a dizer o que quer independente de qualquer coisa. Ninguém está.

Talvez esteja na compreensão deste limite o segredo da reeleição para direita, da permanência legítima no poder. Ou não. Como saber?

todo tempo 2 970x150px
todo tempo 1 970x250px