A Polícia Civil de Goiás, por meio da 5ª Delegacia Distrital de Polícia de Aparecida de Goiânia – 2ª DRP, deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Falsos Amores, que resultou na prisão preventiva de Érica de Souza Cardoso, 40 anos, investigada por aplicar um sofisticado golpe de estelionato virtual.
Segundo as investigações, a suspeita utilizava um aplicativo de relacionamento para atrair vítimas, se passando por outra mulher. Para convencer o pretendente, fazia uso de fotos e vídeos de terceiros, criando um perfil falso com o objetivo de seduzir e manipular emocionalmente a vítima.
Como funcionava o golpe
De acordo com a Polícia, a golpista mantinha conversas constantes com a vítima via aplicativo de mensagens, simulando um relacionamento amoroso. Para aumentar a credibilidade de suas mentiras, chegou a inventar a morte fictícia de seus pais e solicitou transferências via Pix para custear os supostos funerais.
Em apenas quatro meses de “relacionamento” (entre abril e agosto), a vítima transferiu mais de R$ 50 mil, comprometendo todas as suas reservas financeiras e estourando os limites de seus cartões de crédito.
Vítima nunca conheceu a falsa namorada
Apesar das inúmeras promessas de encontro, a investigada sempre inventava desculpas para adiar o contato presencial. Quando percebeu que se tratava de um golpe, a vítima procurou a delegacia, dando início às diligências que culminaram na prisão da suspeita.
Prisão e divulgação da identidade
Com base nas provas reunidas, a autoridade policial representou pelas medidas cautelares, resultando no cumprimento do mandado de prisão preventiva.
A divulgação da identidade e imagens da presa foi autorizada conforme a Lei nº 13.869/2019 e a Portaria nº 547/2021/DGPC, fundamentada na possibilidade concreta de identificação de novas vítimas.
Alerta da Polícia
A Polícia Civil reforça o alerta para que usuários de aplicativos de relacionamento tenham cautela ao iniciar vínculos virtuais e desconfiem de pedidos de ajuda financeira. Casos semelhantes devem ser denunciados imediatamente às autoridades.