A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresenta, nesta sexta-feira (22/08), às 20 horas, no Teatro Escola Basileu França, um concerto dedicado às obras de dois compositores alemães do período romântico. A apresentação, sob a regência do maestro titular Eliel Ferreira, marca o retorno do grupo sinfônico aos palcos neste segundo semestre.
Para abrilhantar a noite e levar o público a viver uma experiência memorável, a OSJG conta com a participação especial do mundialmente renomado violinista Guido Sant’Anna. A entrada é gratuita.
O concerto desta noite vai levar o público a uma viagem pelo território europeu do século XIX, período em que foram compostas músicas que atravessam os séculos e despertam emoções singulares. Para o programa foram escolhidas duas obras icônicas de Johannes Brahms e Ludwig van Beethoven. As composições refletem a virtuosidade e a esperança de um povo que almejava grandes mudanças.
Para o primeiro ato, a OSJG vai convidar o público para apreciar o Concerto para Violino em Ré maior, Op. 77, de Brahms, única obra do autor dedicada ao instrumento. A composição de 1878 é uma homenagem ao violinista Joseph Joachim e se destaca por sua profundidade lírica, com solos que transbordam sentimentos a cada nota executada.
Para cumprir essa missão, o grupo sinfônico recebe o violinista Guido Sant’Anna, com sua técnica apurada, expressividade e sensibilidade musical, as quais o colocam entre os melhores musicistas desse instrumento na atualidade.
Nascido em 2005, em São Paulo, Guido Sant’Anna, apesar da pouca idade, tornou-se o primeiro sul-americano a vencer o prestigiado Concurso Internacional Fritz Kreisler, de Viena, em 2022. Desde então, tem se apresentado em importantes salas de concerto da Europa, como a Elbphilharmonie de Hamburgo, e o Konzerthaus de Berlim, além de participar de festivais internacionais importantes, como o Rheingau Musik Festival.
Já o último ato da noite, tão expressivo quanto o primeiro, promete arrebatar os corações do público, isso porque Beethoven entra em cena com sua majestosa Sinfonia nº 5 em Dó menor, Op.67. A obra, composta no início do século XIX, é descrita pelo próprio autor como o “destino batendo à porta”. Simbolizando a luta e a superação, a sinfonia continua na lista das obras mais executadas do mundo até os dias de hoje.
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, um projeto da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, tem se sustentado como um dos principais centros de formação de jovens músicos do Centro-Oeste brasileiro. A escola é uma unidade de ensino técnico ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e é gerida, sob convênio, pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett).
Serviço
Assunto: Concerto Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Quando: próxima sexta-feira (22/08), às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França, Av. Universitária, 1750 – Setor Leste Universitário, Goiânia
Entrada gratuita