sábado , 06 de dezembro de 2025 @ 01:50

todo tempo 1 970x250px
papa chapeu de vaqueiro 1 1024x682
foto: divulgação/arquivo pessoal

Papa Leão XIV recebe chapéu de vaqueiro de família cearense no Vaticano

O Papa Leão XIV protagonizou um momento de grande comoção ao receber a família Quental, do Ceará, em uma audiência no Vaticano. O encontro, que demonstrou a abertura e o espírito de diálogo do atual líder da Igreja, foi marcado por um presente inusitado e de profundo simbolismo cultural: um chapéu de vaqueiro.

A família cearense, composta pelo casal Melchior Camila Quental, junto com o filho Joaquim (de 1 ano e 4 meses), teve a oportunidade de apresentar ao Santo Padre um pouco da  e das tradições nordestinas. O ponto alto da visita foi a entrega do chapéu, uma peça artesanal que representa a força, a resiliência e a identidade do homem do sertão, o vaqueiro. O Papa aceitou o presente com alegria, vestindo-o brevemente e recebendo o carinho dos fiéis.

No interior do chapéu está inscrito em latim a frase “o mal não prevalecerá”. O Papa chegou a perguntar se o chapéu era para abençoar ou um presente, momento em que a família presenteou Leão XIV. “Eu disse que sim, que era um presente nosso, do Ceará. Ele sorriu, ficou surpreso, parecia realmente feliz”, relembra Melchior.

O pequeno Joaquim acabou chorando e o Papa usou o chapéu para consolar o bebê. Leão XIV colocou o item na cabeça da criança. “Eu me arrepio só de lembrar. A gente ainda diz que ‘a ficha não caiu’”, conta Melchior.

970x150px (1)
todo tempo 3 970x250px