terça-feira , 30 de dezembro de 2025 @ 20:14

todo tempo 3 970x250px
senado
(Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

PL ultrapassa PSD e fecha 2025 com a maior bancada do Senado

O Partido Liberal (PL) encerra o ano político consolidando sua força no Congresso Nacional. Após uma série de mudanças de filiação ao longo de 2025, a legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro acumulou 15 cadeiras no Senado Federal, superando o PSD, que ficou com 14, e assim fecha o ano com a maior bancada na Casa Alta.

A mudança no equilíbrio de forças no Senado ocorreu, em grande parte, por movimentações internas nas bancadas. A posse da senadora Eudócia Caldas (PL-AL) em fevereiro, no lugar de Rodrigo Cunha (Podemos-AL), foi um dos atos que deram início à ascensão do PL na Casa.

Já o PSD perdeu a senadora Daniella Ribeiro (PB) em março, após sua saída da sigla em meio a divergências sobre uma possível fusão com o PSDB, movimento que acabou levando a parlamentar para a bancada do PP.

Outros partidos também tiveram baixas importantes. O União Brasil, por exemplo, viu o senador Márcio Bittar (AC) migrar para o PL visando a reeleição com apoio bolsonarista, enquanto Alan Rick (AC) deixou o União Brasil para retornar ao Republicanos.

todo tempo 1 970x250px