terça-feira , 26 de agosto de 2025 @ 05:09

todo tempo 1 970x250px
tumulo 1

Primeira tumba de faraó é descoberta no Egito em mais de 100 anos

Pesquisadores do Egito e do Reino Unido descobriram o primeiro túmulo de um faraó desde o de Tutancâmon, encontrado há mais de 100 anos, em 1922. Trata-se da tumba de Tutmés II.

A equipe de pesquisa realizava estudos nos Vales Ocidentais da Necrópole Tebana, próximo à cidade de Luxor, quando encontraram a tumba do faraó.

A pesquisa estava sendo realizada em uma região conhecida por ser o local de repouso de mulheres da família real. No entanto, ao acessarem a câmara funerária, os pesquisadores descobriram que o local estava adornado com símbolos associados aos faraós.

“Parte do teto ainda estava intacta: um teto pintado de azul com estrelas amarelas. E tetos pintados de azul com estrelas amarelas são encontrados apenas em tumbas de reis”, explicou o diretor da pesquisa, Piers Litherland, em entrevista à BBC.

A descoberta ajudou a desvendar o enigma sobre a localização dos túmulos dos monarcas iniciais da XVIII dinastia. Embora os restos mumificados de Tutmés II tenham sido encontrados quase dois séculos atrás, o local exato de seu sepultamento original permanecia um mistério até então.

O local estava completamente coberto por uma camada espessa de lama, o que exigiu que os pesquisadores tivessem trabalho para alcançar a câmara funerária. Para chegar lá, eles precisaram atravessar uma passagem de 10 metros de comprimento, com uma abertura estreita de apenas 40 centímetros no topo, o que tornou a tarefa ainda mais desafiadora.

Após a remoção dos escombros, os pesquisadores constataram que o túmulo havia sido esvaziado. Acredita-se que, apenas alguns anos após a morte do rei, os artefatos valiosos foram removidos e transferidos para outro local. No entanto, ao analisar cuidadosamente as toneladas de calcário na câmara, os arqueólogos encontraram fragmentos de jarros de alabastro com inscrições que mencionavam os nomes de Tutmés II e Hatshepsut.

Os artefatos são os primeiros objetos encontrados que podem ser diretamente associados ao sepultamento de Tutmés II. Ele foi antecessor de Tutancâmon, cujos restos mortais foram descobertos em 1922.

Ele governou o Egito aproximadamente entre 1493 e 1479 a.C. Além disso, Tutmés II é lembrado por ter sido o esposo da rainha Hatshepsut, uma das figuras mais proeminentes da história egípcia e uma das poucas mulheres que exerceram o poder de governar por direito próprio.

Fonte/Foto Reprodução: O Otimista

todo tempo 3 970x250px