A Diocese de Crato anunciou na última sexta-feira (31) que começou oficialmente a fase romana do primeiro passo no Processo de Beatificação do Padre Cícero Romão Batista, uma figura muito importante na religiosidade popular do Nordeste.
O documento enviado ao Dicastério para as Causas dos Santos, em Roma, contém informações e depoimentos sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do Padre Cícero, que é considerado Servo de Deus. Agora, a Santa Sé vai analisar tudo isso para dar continuidade ao processo, que teve início no Brasil.
A última etapa do foi concluída em 7 de junho de 2025, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte. Essa cerimônia marcou o fim da fase diocesana e contou com a presença de milhares de fiéis e romeiros de várias regiões do país.
Fase romana
Ao enviar os documentos para Roma, a fase da beatificação do Padre Cícero chegou a um momento importante. Se o Vaticano reconhecer as virtudes heroicas dele, padre poderá ser declarado “Venerável”, que é uma etapa antes da beatificação oficial. Para que isso aconteça, também é preciso que seja reconhecido um milagre atribuído à sua intercessão.







