sábado , 27 de setembro de 2025 @ 00:55

todo tempo 3 970x250px
professora goiana

Professora goiana disputa vaga em missão espacial

A professora de ciências e química Thaiza Montine, de Goiânia, está na disputa por uma vaga em uma missão espacial organizada pela Space Exploration & Research Agency (Sera), em parceria com a Blue Origin. O projeto, que busca democratizar o acesso ao espaço, vai selecionar seis pessoas de diferentes países para um voo no foguete New Shepard.

Para realizar o sonho de infância, Thaiza iniciou em agosto uma campanha nas redes sociais pedindo apoio para avançar na primeira etapa da seleção. A escolha dos candidatos leva em conta o engajamento do público, medido pela interação em postagens relacionadas à missão e pelo uso da hashtag #SERASpace.

A professora explica que, além da experiência única de viajar ao espaço, os tripulantes terão a chance de realizar experimentos científicos durante a missão. Os requisitos básicos incluem ter mais de 18 anos, atender critérios de saúde, peso e altura, além de proficiência em inglês.

Thaiza destaca que o foguete é o mesmo que levou a cantora Katy Perry em abril deste ano e lembra que, até hoje, apenas dois brasileiros participaram de viagens espaciais: o astronauta Marcos Pontes e o engenheiro Victor Hespanha.

“Esse sonho pode até parecer coisa de criança, mas para mim significa representar não só o Brasil, como também as mulheres na ciência”, afirma.

A disputa faz parte de uma seleção global que reúne candidatos de 150 países. Apenas um brasileiro será escolhido para integrar o time final de astronautas cidadãos. A primeira fase, em andamento, marca o início da corrida e define quem seguirá para as próximas etapas.

todo tempo 1 970x250px