O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) entra em fase decisiva nesta terça-feira (9/9). Após relatório, manifestações da Procuradoria-Geral da República (PGR) e defesas, os ministros da Primeira Turma começam a votar.
O relator, Alexandre de Moraes, deve apresentar um voto de cerca de quatro horas, analisando individualmente a conduta de cada um dos oito réus do chamado “núcleo crucial” da trama golpista. Bolsonaro é apontado como líder da organização criminosa, o que pode ampliar sua pena.
Sete acusados respondem a cinco crimes, enquanto o deputado Alexandre Ramagem (PL) responde a três. Entre os crimes imputados estão: organização criminosa armada, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
No caso de Ramagem, parte das acusações foi suspensa por terem ocorrido após sua diplomação, atendendo parcialmente pedido da Câmara dos Deputados.